top of page
  • Marcon LC

Quer parar de procrastinar? Gerencie as suas emoções, não o seu tempo

Por Caroline Marcon


Com a prática do Home Office veio a necessidade de desenvolvermos mais autodisciplina para manter a nossa produtividade. Estando em casa, sem o policiamento do ambiente formal de trabalho, as tentações que levam à procrastinação são mais difíceis de controlar.


É comum procurarmos técnicas de gestão do tempo para lidar com este problema de produtividade. Algumas bastante conhecidas, como a Técnica Pomodoro - que nos ensina a focar em intervalos curtos de tempo (25 a 30 minutos) para realizar uma atividade e depois nos permitir um pequeno intervalo – ajudam, mas em geral tem efeito limitado.


Pesquisas recentes revelam que a procrastinação está relacionada à gestão das emoções, não do tempo. As atividades que colocamos de lado geram alguma emoção negativa. Podem ser muito chatas, muito difíceis ou acordar o nosso terrível medo do fracasso. Para barrar estas emoções desagradáveis, recorremos aos pequenos prazeres hedonistas, tais como navegar à deriva nas redes sociais, jogar vídeo games, assistir a séries no Netflix ou assaltar a geladeira. Estas distrações de curto prazo comprometem os nossos objetivos mais arrojados. Ainda que proporcione melhoria instantânea no humor, a procrastinação pode desencadear ansiedade e culpa, o início do estresse.


A pesquisadora canadense Fuschia Sirois publicou os resultados do seu estudo no Journal of Behavioral Medicine mostrando que a procrastinação crônica está associada a doenças mentais e físicas, incluindo a depressão, baixa da imunidade e problemas cardiovasculares.

Qual é a saída?

A Psicologia Cognitivo Comportamental, que tem se destacado nas abordagens de tratamento, alerta que precisamos aumentar a ‘flexibilidade emocional’, ou seja:


“A capacidade de tolerar sentimentos e pensamentos desconfortáveis e permanecer no momento presente, priorizando escolhas que nos ajudarão a alcançar o que mais queremos na vida.”

Uma das formas de melhorar a flexibilidade emocional é a prática regular da meditação, que atua como um detox mental, restaurando a energia e a clareza de objetivos. Quando sentir a tendência de procrastinar, pergunte-se: “qual é a coisa mais simples que preciso fazer para atingir meu objetivo, começando agora?”.

Mova sua mente dos pensamentos desconfortáveis para ações práticas e simples.

O importante é começar.

bottom of page